OBJETIVO: Conhecer as causas de queimaduras em crianças de 0 a 5 anos atendidas em um hospital público de Maceió, Alagoas.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, observacional, de recorte retrospectivo, do tipo descritivo, com dados dos prontuários de crianças atendidas em Centro de Tratamento de Queimaduras do Estado, no período de janeiro 2012 a dezembro de 2015. Analisam-se as variáveis como agente causador, sexo, idade, regiao do corpo afetada, Superfície Corporal Queimada e grau de queimadura, por frequência simples e porcentagem, apresentados em tabelas, utilizando o programa Microsoft Office Excel
® 2010.
RESULTADOS: Este estudo analisou 92 casos de queimaduras, destacando-se o sexo masculino como o mais acometido pelo agravo (78,95%). A regiao do corpo mais afetada foi o tórax, com média de 89%. A faixa etária de 0 a 1 ano foi a mais vitimada, com 57,89%, seguindo o segmento de 2 a 3 anos. Escaldadura por café, com índice 50%, foi o principal agente causador, seguido de água quente, com 47,62%, n=10, em 2012. O maior fator de risco foi o descuido dos adultos, prevalecendo queimaduras de segundo grau. Nao houve mortalidade.
CONCLUSAO: As causas de queimaduras em crianças estao relacionadas a escaldaduras com café e água quente, no momento das refeiçoes e manuseio de alimentos na cozinha, causando queimaduras de segundo grau, com predomínio do sexo masculino, acometendo principalmente o tórax e membros superiores.
Palavras-chave: Criança. Queimaduras. Prevenção de Acidentes. Acidentes Domésticos. Perfil de Saúde.