INTRODUÇAO: Analisar a produçao da literatura publicada sobre eletromiografia na musculatura orofacial.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisao narrativa de literatura. Constitui-se basicamente de análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e ou eletrônicas, na interpretaçao e análise crítica pessoal do autor. Neste estudo foram realizadas duas buscas específicas nas bases Lilacs, Scielo, MEDLINE, Web of Science, PubMed e Scopus, com o objetivo de identificar trabalhos relacionados ao comportamento da musculatura orofacial em indivíduos queimados, e identificar trabalhos relacionados à aplicaçao da eletromiografia de superfície em queimados. Também foi feita uma pesquisa nos anais dos congressos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
RESULTADOS: Em uma pesquisa realizada no Brasil, a análise das características do movimento motor oral e mímica facial, em pacientes queimados, foi objeto de estudo desse trabalho - os participantes foram submetidos à avaliaçao motora oral clínica, à avaliaçao dos movimentos mandibulares e da mímica facial. Em um relato de caso realizado no Brasil, a análise da influência da cicatriz na atividade elétrica dos músculos orofaciais foi objeto de estudo dessa publicaçao, utilizando a eletromiografia de superfície (EMGs).
CONSIDERAÇOES FINAIS: A avaliaçao EMGs complementar à avaliaçao clínica motora orofacial, em queimados, pode se revelar um importante recurso para quantificar e documentar a perda funcional, acompanhando a sua evoluçao, proporcionando evidências da condiçao clínica. Porém, existe a necessidade de estudos que caracterizem, mais especificamente, o comportamento da musculatura orofacial sob influência do processo cicatricial, em queimaduras. Além de incentivos para a utilizaçao da EMGs, como recurso nos centros de reabilitaçao de queimado.
Palavras-chave: Queimaduras. Face. Eletromiografia. Músculos Faciais.