Resumo
OBJETIVO: O objetivo é relatar e observar resultado de reconstruçao, em regiao cervical, pós-sequela de queimaduras há 18 anos.
RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 28 anos, com sequela de queimadura por cera aquecida, há 24 anos, resultando em retraçao cicatricial importante da regiao cervical, com repercussao sobre a face. O paciente foi internado para tratamento cirúrgico, sendo proposta ressecçao completa da cicatriz, miotomia do platisma, enxerto de matriz dérmica em primeiro tempo e, em segundo tempo, enxerto de pele, de espessura de 0,2 mm em tiras.
DISCUSSAO: A lesao por queimadura nao é apenas uma urgência médica, mas desencadeia sérios problemas físicos, psicológicos e mesmo sociais para o paciente, sua família e sociedade. As crianças do sexo masculino e com idade entre 7 e 11 anos sao as mais atingidas por queimaduras. Nessa faixa etária, as queimaduras parecem estar relacionadas a brincadeiras com álcool e outros materiais inflamáveis que, em nossa cultura, sao mais comuns entre o sexo masculino. Estatísticas revelam que sao realizados mais de 34 milhoes de procedimentos cirúrgicos relacionados à lesao por queimadura. Na matriz de regeneraçao dérmica, a camada interna funciona como um scafold, promovendo o crescimento celular organizado e a síntese de colágeno de forma mais natural. É indicado em caso de feridas limpas e queimaduras de 2° grau profundo e 3° grau. As contraturas sao elementos importantes ao analisar as sequelas de queimaduras. As queimaduras da regiao cervical também sao de difícil conduçao cirúrgica, tanto para a realizaçao do desbridamento quanto para a enxertia de pele, e devem ser realizadas na fase aguda dentro da primeira ou segunda semana após o trauma.
Palavras-chave: Queimaduras. Transplante de pele. Bandas de Matriz.