0
Visualização
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Ahead of print: a nova cara da Revista Brasileira de Queimaduras

Ahead of print: the new face of the Revista Brasileira de Queimaduras

Natália Gonçalves1; Maria Elena Echevarría-Guanilo2; Lucas Henrique de Rosso3; Paulo Roberto Boeira Fuculo-Junior4; Liliana Antoniolli5

A Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) na gestão editorial 2015-2017 tem passado por algumas transformações, e os editores da RBQ têm buscado inovar e melhorar o acesso da comunidade ao conteúdo da Revista.

Cabe destacar que, no período citado, o sistema de submissão de manuscritos e de avaliação pelos consultores ad hoc passou a ser online. Essa importante melhoria na RBQ auxilia autores e consultores no processo de submissão, avaliação, editoração e revisão dos manuscritos, bem como, agiliza o tempo de divulgação das pesquisas realizadas pela comunidade.

A fim de aprimorar a difusão do conhecimento, a novidade da Revista neste momento são as publicações Ahead of Print (conhecidas como publicações contínuas). Este tipo de publicação se caracteriza pela divulgação antecipada dos artigos, no formato definitivo, separadamente antes da composição dos números, ou seja, sem necessidade de esperar a formação completa dos fascículos ou de edições seriadas.

Essa modalidade oferece rapidez e agilidade na divulgação da produção científica e no processo de comunicação, caracterizando-se como um meio moderno na difusão do conhecimento. Mesmo com a divulgação antecipada dos artigos, todos são oportunamente categorizados em número e volume na Revista.

Os manuscritos divulgados como ahead of print poderão ser citados da seguinte maneira:

Gonçalves N, Echevarria-Guanilo ME, Rosso LH, Fuculo-Junior PRB, Antoniolli L. Ahead of print: a nova cara da Revista Brasileira de Queimaduras. 2017 Epub 2017 Out 15.

As publicações ahead of print podem ser acessadas no link http://www.rbqueimaduras.com.br/list-ahead-of-publication

Esperamos que essas mudanças superem as expectativas dos leitores e dos preciosos autores que contribuem para o avanço do conhecimento científico na prevenção às queimaduras e melhoria da prática clínica e no tratamento às vítimas de queimaduras.


Atenciosamente,
Equipe editorial!

© 2018 Todos os Direitos Reservados