Resumo
INTRODUÇAO: Há um número reduzido de artigos sobre a atuaçao dos psicólogos nas unidades de queimados, consequência da inserçao lenta da Psicologia nas unidades especializadas, conjuntamente com uma cultura hospitalar conservadora, na qual a presençadopsicólogonemsempreédevidamenteexigidaemequipesdetratamento intensivo adulto. O presente artigo trata-se de uma revisao literária sobre a atuaçao do psicólogo hospitalar dentro da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ).
OBJETIVO: Analisar os artigos encontrados elencando a atuaçao e atribuiçoes do psicólogo nessa unidade especializada, demonstrando a necessidade do trabalho e conhecimento do psicólogo hospitalar nessa unidade de tratamento e propor um protocolo de atuaçao do psicólogo hospitalar baseado nesta revisao de literatura.
MÉTODO: O método utilizado para a coleta de dados foi o levantamento bibliográfico por meio da busca eletrônica de artigos, encerrados, disponíveis, gratuitos, em português, nacionais ou escritos por brasileiros, indexados nas bases de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), com recorte de 2000 a 2011, a partir do cruzamento das palavras-chave: psicologia hospitalar, queimados, queimaduras, unidade de queimados e atuaçao do psicólogo hospitalar.
RESULTADOS: Com mais de 14.000 textos e artigos encontrados na pesquisa que relatam em algum momento ou transversalmente Psicologia, queimados e UTQ, apenas sete artigos abordaram de forma específica e direta a atuaçao do psicólogo em UTQ, os outros artigos apenas transversalmente. O maior número de artigos encontrados sobre pessoas vítimas de queimaduras relacionando emoçao, tratamento psicoterápico (TPT), cuidados e comportamento escritos por outros profissionais da saúde nao psicólogos revela a dimensao interdisciplinar dessa assistência.
CONCLUSAO: O presente artigo demonstra a necessidade do aprimoramento e continuidade dosestudos e trabalhos acadêmicos sobrea atuaçao na UTQ,capazes de reunir e sistematizar o trabalho do psicólogo, possuidor do conhecimento e manejos psicoterápicos, assim como da sistemática e adequada aplicaçao da intervençao psicológica responsável. Revela-se uma intimaçao a mais trabalhos acadêmicos sobre o tema, além da formulaçao de protocolos de atendimentos da Psicologia Hospitalar para pacientes vítimas de queimaduras internados em Unidade de Queimados.
Palavras-chave: Psicologia. Unidades de queimados. Queimaduras.