25
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Revista Brasileira de Queimaduras: um instrumento para prevenção e melhoria das condições de tratamento de queimaduras

Brazilian Journal of Burns: a tool for prevention and improvement of treatment of burns

Wandir Schiozer

Nos últimos anos, a economia brasileira teve um grande crescimento, somos atualmente a quinta economia do mundo, porém o tratamento das queimaduras nao acompanhou esse crescimento. As queimaduras ainda sao um importante problema de saúde pública em nosso país. A grande maioria das vítimas pertence à populaçao de baixa renda, como consequência de condiçoes inadequadas de moradia e trabalho. No mundo, 95% de todas as mortes por queimadura ocorrem nos países subdesenvolvidos, em decorrência da maior incidência e do tratamento deficiente. No entanto, as mortes sao apenas parte do problema, pois para cada pessoa que morre em consequência de queimaduras, existem muitas mais que sobrevivem com sequelas, deficiências e restriçoes. Para muitos, isso significa viver com o estigma e a rejeiçao.

Nos melhores centros, grandes queimados sobrevivem mais e têm poucas sequelas, porque sao tratados com intervençoes precoces, substitutos cutâneos e terapia intensiva especializada. Porém, infelizmente, essa nao é a realidade em nosso país. Frequentemente pacientes graves demoram a receber atendimento especializado. Sao vários os motivos, mas o principal é o número insuficiente de leitos de terapia intensiva para queimaduras, aliado ao fato de que muitas das unidades nao estao aparelhadas para tratar pacientes graves e sequelas.

É urgente promover o desenvolvimento de todo o espectro de medidas para melhorar o quadro atual, incrementando a prevençao e melhorando as condiçoes de tratamento. É importantíssimo também obter mais informaçoes e desenvolver sistemas de vigilância apropriados. Precisamos investir em pesquisa e treinamento, pois elas sao a base da melhora do tratamento.

A Revista Brasileira de Queimaduras junto da Sociedade Brasileira de Queimaduras está engajada em proporcionar uma fonte de pesquisa e informaçao para todos aqueles que se dedicam às queimaduras.

Desde que a revista foi disponibilizada pela internet houve grande difusao de seu conteúdo. Prova disso é o grande número de acessos, que atingiu 6000 visitas no mês de fevereiro. Pretendemos crescer e melhorar, colaborando, dessa forma, para que nosso país ofereça à sua populaçao às mesmas condiçoes que sao oferecidas às vítimas de queimaduras dos países desenvolvidos.

Wandir Schiozer
Editor

© 2024 Todos os Direitos Reservados