6909
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Fisioterapia dermatofuncional no tratamento de vítimas de queimaduras

Dermatofunctional physiotherapy in the treatment of burn victims

Adriana da Costa Gonçalves1; Elaine Caldeira de Oliveira Guirro2

A Especialidade Fisioterapia Dermatofuncional (Resoluçao COFFITO no 362, 2009) atua na prevençao, promoçao e recuperaçao do sistema tegumentar no que se refere às repercussoes decorrentes de distúrbios endócrino-metabólico, dermatológico, circulatório, osteomioarticular e neurológico, tendo como resultado a recuperaçao estética e/ou funcional. Portanto, a especialidade tem como competência o tratamento de disfunçoes que afetam direta ou indiretamente o tegumento, atuando em todos os níveis de atençao à saúde, integrando-se a programas de promoçao, manutençao, prevençao, proteçao e recuperaçao.

O tratamento de queimaduras é um desafio, visto que a pele é um órgao vital e o mais frequentemente afetado, comprometendo a sobrevida e qualidade de vida do indivíduo, dependendo da gravidade.

No Brasil as queimaduras representam um significativo agravo à saúde pública pelas complicaçoes relacionadas, bem como pelas sequelas que podem levar a incapacidades funcionais, podendo resultar em deformidades importantes, deficiências limitantes e alteraçoes psicológicas, com repercussoes sociais que afetam os pacientes e familiares.

A queimadura promove alteraçoes locais e sistêmicas, com grandes variaçoes na evoluçao do processo de reabilitaçao, os quais dependem da precocidade e qualidade da intervençao terapêutica. As açoes do fisioterapeuta que atuam na área sao amplas, apresentando condutas importantes em todas as fases, desde a internaçao ao acompanhamento ambulatorial.

O tratamento do paciente queimado envolve uma equipe multiprofissional, bem como transdisciplinar, diante da complexidade das lesoes, que podem comprometer diversos sistemas. Embora a formaçao do fisioterapeuta no Brasil seja generalista, a elaboraçao de critérios para concessao de títulos de especialista profissional pelo COFFITO foi necessária para o crescimento e amadurecimento da profissao, bem como para as especialidades.

Atualmente, o Título de Especialista Profissional constitui oficialmente a exaçao do exercício profissional do fisioterapeuta, caracterizado pelo profissional com formaçao acadêmico-científica adequada, e, sobretudo, apto a exercer atividade relacionadas a especialidade com ética, responsabilidade e competência, em face das solicitudes dos pacientes, familiares e da coletividade.

A atuaçao da fisioterapia dermatofuncional, especificamente em pacientes vítimas de queimaduras, tem aumentado progressivamente, assim como, o número de profissionais comprometidos e interessados na aplicaçao prática de novas técnicas e recursos terapêuticos. Também tem crescido o número de estudos científicos relacionados1-3. Por fim, o objetivo da reabilitaçao do indivíduo queimado é facilitar o retorno ao mais alto nível funcional possível, com independência e qualidade de vida.


REFERENCIAS

1. Bergamasco EC, Rossi LA, da CG Amancio A, de Carvalho EC. Body image of patients with burns sequellae: evaluation through the critical incident technique. Burns. 2002;28(1):47-52.

2. Ricci FPFM, Gonçalves AC, Zampar AC, Gomes, AD, Guirro ECO, Fonseca MCR. Perfil epidemiológico dos pacientes com queimadura em membros superiores atendidos em uma Unidade de Queimados terciária. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(1):10-3.

3. Anthonissen M, Daly D, Janssens T, van den Kerckhove E. The effects of conservative treatments on burn scars: A systematic review. Burns. 2016;42(3):508-18.

© 2021 Todos os Direitos Reservados