56
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Queimaduras na América Latina

Burns in Latin America

Mauricio José Lopes Pereima


Dr. Fortunato Benaim (segundo da esquerda para a direita) acompanhado de cirurgioes brasileiros e chilenos



Prezados amigos, se todos se lembram bem, até algum tempo atrás a divulgaçao da informaçao da nossa área entre profissionais de diferentes países somente era possível em Revistas Especializadas, indexadas no Medline ou outra base de dados internacional, ou em Congressos Internacionais da Especialidade, que geralmente se realizavam a cada 2 anos. Tomávamos conhecimento, entao, ainda que de uma forma um tanto acadêmica, de como os países da Comunidade Latino-americana estavam conduzindo suas questoes a respeito de prevençao e tratamento de queimaduras.

Entretanto, o avanço da comunicaçao global que temos experimentado nos últimos anos, inicialmente com a popularizaçao da Internet, e, recentemente, com o uso magnificado das redes sociais, um verdadeiro "status on-line" de tratamento de queimaduras. E-mails, Messenger, Facebook, Twitter, FaceTime, etc..., além de aproximar as pessoas, trouxeram especificamente em nossa área, das pessoas que tratam de queimados, maior aproximaçao e troca de informaçoes, arquivos, fotos, artigos e encontros que fizeram a informaçao se permear em nosso dia-a-dia. Por exemplo, todos os dias no Facebook circulam pelo menos duas ou três publicaçoes a respeito de queimaduras, muitas delas extremamente relevantes como dicas de prevençao e 1º atendimento!

Este fato também está cada vez mais evidenciado no caráter latino-americano dos Congressos e encontros científicos de diversos países, que deixaram de ser eventos Nacionais para congregar a comunidade latino-americana de profissionais envolvidos com a questao da queimadura. Como exemplos recentes, podemos citar o Congresso Latino-Americano de Queimaduras da FELAQ, realizado no Rio de Janeiro; o Congresso Brasileiro de Feridas, em Campos do Jordao;e o Congresso Argentino de Queimaduras, realizado em Buenos Aires, todos em 2013. Nesses eventos, pudemos observar uma grande troca de experiências, de informaçoes técnicas e estreitamento de amizades de profissionais de diversos países que têm se formado, apesar das distâncias. Sem dúvida, nao podemos deixar de citar aqui um sonho e um mérito do Dr. Fortunato Benaim (Figura 1), que vê hoje um uníssono de centros latino-americanos de queimaduras, todos falando a mesma linguagem científica e aproximando condutas e tratamentos e comparando resultados.

Publicamos, nesta ediçao, os dois trabalhos premiados no Congresso Latino-Americano de Queimaduras da FE-LAQ: "Protocolo de reconstrucciónmicroquirúrgica y salvamento de extremidades enquemaduras eléctricas de alto voltaje (pág. 254)" e "Uso de aplicativos móveis para auxílio no atendimento das vítimas de queimaduras" (pág. 287).

Também, nesta ediçao, publicamos a segunda parte dos resumos dos trabalhos apresentados no Congresso Latino-Americano de Queimaduras da FELAQ (pág. 296).

A nossa Revista, desde a ediçao 12.3, passou contar com mais uma sessao: a de um artigo compartilhado de outra Sociedade de Queimaduras. Esperamos ampliar mais ainda o intercâmbio com as outras Sociedades de Queimaduras de outros Países. Quem sabe, além de Revista da Sociedade Brasileira de Queimaduras, uma Revista da Comunidade Latino-americana que trata de Queimados? É o compartilhamento da informaçao. Visite nossa página no Facebook!https://www.facebook.com/sbqueimaduras?ref=ts&fref=ts

Abraços a todos

Mauricio José Lopes Pereima
Editor

© 2024 Todos os Direitos Reservados