11
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Começando uma nova fase

Starting a new stage

Maurício Pereima

Prezados Associados da SBQ e amigos,

A partir desta ediçao, a Revista da Sociedade Brasileira de Queimaduras passa a ter a sua continuidade com os trabalhos da nova Diretoria de nossa Sociedade, sob a Presidência da Dra. Maria Cristina Serra. E coube a mim o privilégio de poder ser o Editor da nossa Revista, hoje a principal publicaçao nacional sobre queimaduras, graças aos esforços do editor anterior, Dr. Wandir Schiozer, que a consolidou como o mais importante instrumento de divulgaçao científica sobre prevençao, tratamento, reabilitaçao e pesquisas em queimaduras. Ainda em sua gestao, nossa Revista passou a ser indexada na LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informaçao em Ciências da Saúde, o que traz um importante caráter de respeitabilidade acadêmica e científica em nosso meio.

Portanto,vamos procurar nesses próximos 2 anos dar continuidade ao trabalho competente e profissional desenvolvido pelo Dr. Wandir Schiozer e prosseguir no processo de indexaçao de nossa revista em outras bases de dados utilizadas na recuperaçao científica da informaçao, como a SciELO -Scientific Electronic Library Online e, quem sabe,também no Medline - Medical Literature Analysis and Retrieval System Online.

Para alcançarmos esses objetivos, nossa Sociedade necessita, além de todos os esforços da Diretoria atual, a participaçao de toda a nossa comunidade envolvida na problemática da queimadura em nosso País e na América Latina, para que possamos divulgar aos nossos pares a realidade do estado da arte do tratamento integral da queimadura.

A revista também é um veículo para apresentar as características epidemiológicas de cada Estado brasileiro, com suas diferenças regionais, bem como os recursos disponíveis e as formas de tratamento com o arsenal terapêutico e técnico que cada um dos Serviços e as Regionais dispoem, de um conhecimento socializado e atualizado do que podemos fazer para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida do paciente queimado.

A Revista da Sociedade Brasileira de Queimaduras se torna, portanto, nao apenas um instrumento de divulgaçao técnico-científico e acadêmico, mas também parte de um processo educativo para toda a comunidade, que seguramente é uma das formas de mudarmos a triste realidade do paciente queimado, desde a sua prevençao, passando pelo diagnóstico, tratamento e reabilitaçao, até sua reinserçao produtiva na sociedade. Nesse sentido, incluiremos, a partir do próximo número, sempre um primeiro artigo amplo de revisao de literatura associado, se possível, à experiência pessoal do autor, de temas importantes que dizem respeito ao dia-a-dia do tratamento do queimado, sempre com um enfoque interdisciplinar, de forma também a informar a todos os nossos associados o estado atual do conhecimento científico.

Um bom ano, esperamos poder corresponder às expectativas e à confiança depositada na nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras e contamos com a participaçao ativa de todos.

Grande abraço,

Maurício Pereima

Editor

© 2024 Todos os Direitos Reservados