Resumo
INTRODUÇAO: As lesoes cutâneas por queimadura sao consideradas uma das causas frequentes de mortalidade e grave incapacidade em longo prazo. Visando a reabilitaçao desses indivíduos, materiais biocompatíveis destinam-se a mimetizar a matriz extracelular em um microambiente para o crescimento de células in vitro.
OBJETIVO: Apresentar metodologias desenvolvidas no tratamento de lesoes de pele.
MÉTODO: Trata-se de uma revisao narrativa na qual o levantamento bibliográfico deu-se por fontes de evidência primária e secundária, tais como: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (MEDLINE) via PubMed e SciVerse Scopus. Como complementaridade na pesquisa, livros e endereço eletrônico de associaçoes médicas-científicas e governamentais correspondentes a publicaçoes dos últimos cinco anos foram utilizados.
RESULTADOS: Verificaram-se diferentes possibilidades para o tratamento de lesoes de pele. Dentre as quais, o desenvolvimento de "Materiais Inteligentes" e sua interaçao com o tecido biológico numa leitura simultânea de biomarcadores capazes de replicar funçoes de órgaos seria auspicioso, em um sistema de cultura dinâmico e tecnologia futurista.
CONCLUSAO: Técnicas promissoras avançam no desenvolvimento de substitutos de pele funcionais em sua organizaçao multiescalar.
Palavras-chave: Técnicas in vitro. Materiais Biocompatíveis. Queimaduras. Polímeros.