Resumo
INTRODUÇAO: As queimaduras sao acidentes frequentes em nosso meio. Mesmo que as queimaduras nao causem morte, lesoes graves produzem sofrimento físico, requerendo tratamento longo.
OBJETIVO: Analisar os perfis epidemiológicos e clínicos dos pacientes atendidos no centro de tratamento de queimados em Alagoas.
MÉTODO: A presente pesquisa constitui-se de um estudo retrospectivo, descritivo, do tipo transversal quantitativo, realizada com os dados oriundos do Centro Tratamento de Queimados do Hospital Geral Estado de Alagoas, no período de junho de 2011 a março de 2012.
RESULTADOS: Houve prevalência na faixa etária adulta, com 52,45%, do sexo masculino (63%), proveniente do município de Maceió (52,46%). Ocorrido acidentalmente, com 60,65% dos casos. O agente etiológico térmico totalizou 63,11%, sendo 46,72% por escaldaduras. O porcentual médio de área queimada foi de 28%, as lesoes de 2º grau foram mais expressivas, com 61,40%. A regiao do tronco apresentou 50% das queimaduras. O tempo médio de internamento foi de 14,65 dias. Foram realizadas uma média de 91,5 cirurgias. A infecçao foi a principal complicaçao encontrada na pesquisa, com 12% achados. Nos pacientes grandes queimados, o quadro de insuficiência respiratória representou 3,27%.
CONCLUSAO: Este estudo epidemiológico mostra a importância de programas educacionais contínuos que permitam as ampliaçoes de estratégias para prevençao e reduçao progressiva da prevalência das queimaduras, pois muitos acidentes poderiam ser evitados.
Palavras-chave: Queimaduras. Epidemiologia. Incidência. Prevenção de Acidentes.