Resumo
OBJETIVO: As implicaçoes cosméticas para o tratamento de queimaduras têm levado à busca de estratégias farmacêuticas que otimizem em tempo e qualidade o processo de reparaçao do tecido comprometido. Nesse sentido, a proposta deste estudo foi investigar os efeitos da biomembrana de látex natural (Hevea brasiliensis) em pele de ratos com lesao térmica por escaldamento.
MÉTODO: No total,18 ratos Wistar foram divididos em três grupos (GI, controle; GII, com lesao térmica sem tratamento; e GIII, tratado com biomembrana de látex natural). Os animais foram eutanasiados no período de 4 e 14 dias pós-lesao. Amostras coletadas do tegumento dorsal de todos os animais foram analisadas por microscopia de luz e eletrônica de varredura, histomorfometria e estereologia para quantificaçao da densidade de volume das fibras elásticas, do tecido de granulaçao e do colágeno ali presente.
RESULTADOS: Os resultados macro e microscópicos demonstraram que o grupo III apresentou melhor cicatrizaçao comparada ao grupo GII. Foi observado que as fibras colágenas e elásticas, embora estivessem com densidade de volume menor no grupo III, apresentaram-se em uma rede organizada, assim como notou-se a incidência de folículos pilosos, novos vasos sanguíneos e aumento do tecido de granulaçao.
CONCLUSAO: Os dados permitiram concluir que a biomembrana de látex natural favoreceu a cicatrizaçao em áreas queimadas e a neoangiogênese, sugerindo que o biomaterial utilizado é um recurso terapêutico promissor para a cicatrizaçao da pele.
Palavras-chave: Pele. Queimaduras. Membranas Artificiais. Cicatrização. Colágeno. Látex.