Resumo
INTRODUÇAO: Este artigo apresenta opçoes atualizadas em tratamento de queimaduras, apontando a enxertia de pele, seus tipos e sua origem (humana, animais ou de materiais sintéticos) como inovaçao utilizada a fim de substituir a epiderme, com intuito de acelerar a regeneraçao da pele e alívio da dor.
OBJETIVO: Contextualizar a importância da assistência de enfermagem em pacientes queimados e esclarecer que diferentes grupos estao expostos ao risco.
MÉTODO: Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem quantitativa de aspecto descritivo. A busca de artigos foi realizada por meio das bases de dados como Scientific Eletronic Library Online; Serviços de Anestesiologia; Manual Merck; Fundaçao Osvaldo Cruz; universidades; Revista Brasileira de Queimaduras e Ministério da Saúde, nos anos de 2003 e 2004 entre 2006 a 2008 e de 2010 a 2013.
RESULTADOS: A assistência combinada de cuidados e métodos ao tratamento resulta numa boa melhora dos pacientes queimados, pelos avanços tecnológicos na área, embora com custos elevados. Além disso, o alívio da dor tornou-se significativo, graças aos processos e aos cuidados especializados pela orientaçao, prevençao e cuidado de enfermagem em diferentes grupos propicio a acidentes.
CONCLUSAO: A assistência de enfermagem está presente em todo o processo de vida do indivíduo, de forma preventiva ou assistencial, orientada por manuais, protocolos ou até mesmo o próprio conhecimento científico.
Palavras-chave: Queimaduras. Enxertos. Assistência de Enfermagem.