Resumo
INTRODUÇAO: A utilizaçao de matrizes dérmicas no tratamento de feridas complexas, incluindo queimaduras e sequelas cicatriciais das mesmas, vem se propagando na Cirurgia Reparadora. O Serviço de Cirurgia Plástica e Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado no Rio de Janeiro, recebe um grande número de pacientes vítimas de lesoes complexas e sequelas. Demonstramos, neste estudo, a nossa experiência com a utilizaçao das matrizes dérmicas em 10 pacientes.
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo avaliar a utilizaçao das matrizes dérmicas no tratamento de queimaduras e sequelas das mesmas.
MÉTODO: Apresentamos um estudo retrospectivo de dez casos, em que, inicialmente, utilizamos as matrizes dérmicas Matriderm e Integra. Os pacientes foram selecionados de acordo com a profundidade da queimadura, tempo de evoluçao até a epitelizaçao, aspecto final da cicatriz avaliado pela Escala de cicatrizes de Vancouver.
RESULTADOS: Notamos resultados bastante consistentes na utilizaçao das matrizes. As feridas complexas oriundas de queimaduras elétricas, com evoluçao arrastada, foram finalmente resolvidas com a utilizaçao do produto, no caso, o Matriderm. A matriz Integra foi utilizada um caso de contratura cicatricial com resultado também satisfatório. Vale ressaltar que a confecçao de retalhos microcirúrgicos ou fasciocutâneos era possível nos casos avaliados, porém, demandaria maior custo final e aumentaria a morbidade do tratamento cirúrgico dos pacientes. Independentemente do custo inicial elevado do material, se analisarmos o custo final do tratamento, concluiremos reduçao do tempo de internaçao e número de cirurgias.
CONCLUSAO: De acordo com aobservaçao clínica e análise dos casos tratados, podemos inferir que a utilizaçao das matrizes dérmicas se apresenta como excelente opçao terapêutica para o tratamento de queimaduras complexas, assim como para a abordagem das contraturas cicatriciais.
Palavras-chave: Queimaduras. Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos/Métodos. Materiais Biocompatíveis. Regeneração Tecidual Dirigida.