Resumo
OBJETIVO: A ausência de áreas doadoras suficientes ou apresentando má qualidade para o tratamento de retraçao cicatricial após queimaduras determina muitas vezes resultados insatisfatórios. Nesse contexto, surgiram as matrizes de regeneraçao dérmica - e entre elas encontra-se o Integra®. Este estudo discute as aplicaçoes desse substituto dérmico à luz de um caso de retraçao cicatricial significativa.
MÉTODO: Relato de caso. Paciente feminino, 43 anos, sofreu na infância queimadura da regiao cervical, tronco e membros superiores com querosene. Apresentou retraçao cicatricial grave, procurando auxílio médico 29 anos após o acidente. Foi submetida à ressecçao da contratura cicatricial, sendo utilizada matriz de regeneraçao dérmica e posterior enxertia de pele parcial autóloga.
RESULTADOS: Nao houve complicaçoes após os dois procedimentos cirúrgicos. O tempo de internaçao foi de 30 dias. O seguimento de 48 meses. Retraçao cicatricial recorrente foi observada, porém menor que a apresentada previamente pela paciente e sem prejuízo funcional.
CONCLUSOES: O uso da matriz dérmica é uma excelente opçao para o tratamento da retraçao cicatricial. A indicaçao clássica do seu uso é em uma área de cicatriz, com ou sem contratura, abrangendo qualquer local do corpo onde as técnicas de expansao e/ou retalho tecidual nao podem resolver o problema, seja por causa da localizaçao, escassez de pele saudável, ou tamanho da lesao.
Palavras-chave: Queimaduras. Cicatriz. Pele Artificial.