Resumo
OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico dos adultos internados em um centro de tratamento referência em queimaduras.
MÉTODO: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Realizado em março de 2016, no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Dr. José Frota, Fortaleza, CE.
RESULTADOS: Participaram 20 indivíduos adultos, prevalecendo o gênero masculino 11 (55%), com renda de um salário mínimo, baixo nível de escolaridade, provenientes do interior do Estado 14 (70%). O choque elétrico esteve presente em seis (30%) acidentes, os quais aconteceram no ambiente de trabalho. A maioria dos participantes, 11 (55%), apresentou superfície corporal queimada maior que 20% e em 16 (80%) indivíduos a lesao foi de 2º grau. A área do corpo mais atingida foi o tronco, totalizando 18 casos (90%). A maior parte dos indivíduos nao tinham conhecimento do perigo do acidente 14 (70%).
CONCLUSAO: Produtos inflamáveis foram os principais agentes causadores de acidentes, no domicílio, atingindo principalmente as mulheres, 7 (35%), e o choque elétrico no ambiente de trabalho, com maior prevalência dos indivíduos do gênero masculino. Os participantes possuem baixo nível socioeconômico e de escolaridade e foram classificados como médio e grande queimado, sendo o tronco a regiao corporal mais afetada.
Palavras-chave: Queimaduras. Unidades de Queimados. Adulto. Epidemiologia.