Resumo
OBJETIVO: Descrever os sentimentos da equipe de enfermagem sobre seu trabalho com crianças da unidade de queimados do Hospital Regional da Asa Norte.
MÉTODO: Estudo exploratório, qualitativo realizado com 10 profissionais da equipe de enfermagem do Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, DF. A coleta de dados ocorreu em janeiro de 2016 por meio de um questionário semiestruturado contendo oito perguntas, seis fechadas e duas abertas. Os dados foram organizados segundo conteúdo temático.
RESULTADOS: Grande parte dos profissionais é surpreendida pelo sentimento de sofrimento ao cuidar do paciente infantil, relatando forte abalo psicológico e emocional. Identificaram-se duas categorias - Categoria 1: Dificuldades enfrentadas no tratamento das crianças queimadas relacionadas à falta de recursos de entretenimento e lazer das mesmas e aos procedimentos técnicos realizados durante o processo de tratamento da criança queimada e a influência desses fatos no psicológico e emocional da equipe de enfermagem que presta essa assistência. Categoria 2: Percepçoes psicológicas e emocionais da equipe no que tange à participaçao da família e da própria criança no processo de tratamento e a atuaçao da enfermagem em relaçao ao trabalho desenvolvido com esses indivíduos.
CONCLUSAO: Concluiu-se que os profissionais entrevistados, atuantes em Unidade de Queimados, sao alvo de estresse diário, quase todos os funcionários esquivam esse setor devido à complexidade dos casos de pacientes lá internados. Sugere-se maior divulgaçao do trabalho desses profissionais, bem como do estresse a que sao submetidos diariamente, a fim de que sejam promovidas atividades laborais diárias e terapias que minimizem os efeitos dessa assistência.
Palavras-chave: Queimaduras. Criança. Cuidados de Enfermagem. Unidades de Queimados.