Resumo
OBJETIVO: Verificar o perfil dos pacientes grandes queimados admitidos em um hospital referência no atendimento ao trauma.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de prevalência, com dados secundários adquiridos por meio de prontuários dos pacientes com diagnóstico de grande queimado, admitidos no período de 1º de janeiro de 2011 a 1º de janeiro de 2012 no referido hospital, totalizando 82 prontuários.
RESULTADOS: Observou-se maior predominância do sexo feminino (62%) sobre o masculino (38%), a maioria das internaçoes foi na faixa etária dos 19 aos 39 anos, o domicílio foi o local de maior frequência (54%). A etiologia mais frequente foi a queimadura por chama (51,9%), seguida pela escaldadura (20,3%). A maior parte dos atendimentos foi de pessoas provenientes de fora da capital e regiao metropolitana (43%). Em 54,4% houve infecçao da lesao, seguida por pneumonia e insuficiência renal aguda (30,4%) como segunda causa mais aparente de complicaçoes. Os óbitos foram de 15,2% no período referido.
CONCLUSAO: Este estudo demonstrou estar de acordo com outros estudos realizados em centros de referência em tratamento de queimados. Além disso, evidenciou a necessidade de campanhas educativas para a populaçao em geral, conscientizando para a necessidade de se evitar os acidentes domésticos que podem acarretar lesoes por queimadura, bem como a importância da educaçao continuada nos locais de trabalho, ressaltando a segurança no trabalho e o uso de equipamento de proteçao adequado.
Palavras-chave: Perfil Epidemiológico. Queimaduras. Unidades de Queimados.