Resumo
OBJETIVO: Analisar o perfil dos pacientes portadores de sequelas de queimaduras admitidos para reabilitaçao no Hospital Sarah Brasília, e descrever o número de atendimentos de acordo com a classificaçao de escala Graham e de McCauley.
MÉTODO: Trata-se de estudo retrospectivo consecutivo de prontuários de pacientes atendidos no Hospital Sarah Brasília durante o período de cinco anos, devido à sequela de queimaduras nos membros superiores. Na admissao realizou-se a avaliaçao física e funcional, o exame radiológico, Classificaçao de Graham e de McCauley, nos casos de queimaduras elétricas, e eletroneuromiografia (EMG), para o planejamento cirúrgico. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados em centro cirúrgico, sob anestesia geral e ou bloqueio de plexo braquial. Realizou-se análise das variáveis encontradas com auxílio do programa Epiinfo. O estudo foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Associaçao das Pioneiras Sociais (CEP/APS).
RESULTADOS: Foram atendidos 71 pacientes, 97 lesoes de membros superiores, devido a queimaduras, entre 1 a 20 anos de idade (49%), predomínio do sexo masculino, provocadas por fogo (28%) e queimadura elétrica por alta tensao (25%), classificados Grau III e IV (60%), com 24% de pacientes amputados. Para 29% realizou-se mais de uma cirurgia, entre estes retalhos locais (13%), enxerto de pele (24%), fixaçao com fios de Kirschner (44%), retalho à distância (2%). Entre os procedimentos nao cirúrgicos, foram utilizados órteses, fisioterapia e próteses.
CONCLUSAO: Constatou-se que no perfil do paciente portador de sequela de queimadura no Hospital de Reabilitaçao predominou o atendimento a adultos jovens, com deformidades antigas, graves de Grau III, IV e amputaçoes. As limitaçoes físicas causadas pela queimadura ocasionaram reduçao da funçao do membro superior, com sequelas variáveis e variedade de cirurgias, e programa de reabilitaçao multidisciplinar foi necessário.
Palavras-chave: Queimaduras. Retalhos Cirúrgicos. Membro Superior. Reabilitação.