Resumo
INTRODUÇAO: A queimadura é uma lesao de tecidos orgânicos, ocasionada por estímulos químicos, elétricos e, principalmente, térmicos. Quando essas lesoes nao levam à morte, geram sequelas permanentes.
OBJETIVO: O presente relato de caso tem por objetivo mostrar os efeitos da Terapia por Induçao de Colágeno na qualidade de cicatrizes de queimaduras.
MÉTODO: Foi aplicada uma ficha de avaliaçao contendo dados de identificaçao do paciente, além de características da cicatriz e registro fotográfico. Além disso, foram aplicadas a Escala de Vancouver, a Escala Visual Numérica (EVN) e a Escala de avaliaçao da cicatriz. Foram realizadas três intervençoes utilizando a Terapia por Induçao de Colágeno, sendo que o paciente foi reavaliado com a Escala de Vancouver e a Escala de avaliaçao da cicatriz previamente a cada sessao e com a Escala Visual Numérica (EVN) durante cada sessao. Trinta dias após a última intervençao, foram aplicadas as mesmas escalas, registros fotográficos, além de um questionário de satisfaçao pessoal.
RESULTADOS: Em todos os instrumentos utilizados, houve melhora dos aspectos analisados da cicatriz, incluindo a aparência, por meio das fotografias, que mostram resultados positivos. Além disso, o paciente referiu melhora da satisfaçao pessoal em relaçao aos resultados obtidos.
CONCLUSAO: Sabe-se que a fase de remodelamento da cicatrizaçao é relativamente longa, podendo perdurar por anos, entao o resultado final desse trabalho somente poderá ser visualizado após esse período. Porém, foi possível perceber, mesmo a curto prazo, a melhora consistente da qualidade geral da cicatriz após a aplicaçao da Terapia por Induçao de Colágeno.
Palavras-chave: Cicatrizes. Queimaduras. Colágeno. Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais.