Resumo
OBJETIVO: Caracterizar as lesões por queimaduras em idosos atendidos em um hospital de referência.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de campo, retrospectivo, descritivo, documental, de abordagem quantitativa, realizado no ambulatório do Centro de Tratamento de Queimados de um hospital localizado na cidade de Fortaleza, CE. Os dados foram coletados por meio de 471 formulários denominados Solicitação/Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de pacientes idosos vítimas de queimaduras admitidos no hospital no período compreendido entre junho de 2015 e julho de 2017.
RESULTADOS: O gênero feminino apresentou maior prevalência de queimaduras na população idosa, sendo o líquido quente o principal agente causal. Houve predomínio da classificação de médio queimado, e de queimaduras de 2º grau. Os membros superiores foram as áreas mais atingidas pelas lesões por queimaduras.
CONCLUSÕES: As queimaduras atingem cada vez mais a população idosa, causando sérios riscos à saúde. Tornam-se prementes campanhas de prevenção destinadas a esse público, que cresce em ritmo acelerado. Sugerem-se mais estudos nessa temática envolvendo o público idoso, uma vez que ainda são limitados.
Palavras-chave: Queimaduras. Idoso. Envelhecimento.