Resumo
INTRODUÇAO: O retalho chinês é um retalho fasciocutâneo do antebraço baseado na artéria radial e em seus ramos perfurantes, sendo a opçao para cobertura de áreas de exposiçao óssea e articular na regiao do cotovelo em pacientes com queimaduras profundas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Prof. Ivo Pitanguy da Fundaçao Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). O objetivo deste artigo é demonstrar as vantagens e desvantagens no uso do retalho chinês para cobertura osteoarticular do cotovelo.
RELATO DOS CASOS: Dois pacientes queimados internados na UTQ Prof. Ivo Pitanguy com exposiçao osteoarticular de cotovelo foram submetidos à rotaçao do retalho chinês e analisados quanto ao resultado cirúrgico. Os dois pacientes submetidos à rotaçao do retalho, no ano de 2011, obtiveram cobertura de boa qualidade cutânea, sem necroses, e com bom resultado funcional.
CONCLUSAO: O retalho chinês é um importante recurso terapêutico para tratamento de exposiçoes ósseas e articulares em pacientes queimados.
Palavras-chave: Retalhos cirúrgicos. Retalhos de tecido biológico. Queimaduras. Cotovelo.