Resumo
OBJETIVO: Determinar o perfil dos pacientes acometidos por queimaduras atendidos no Centro de Tratamento de Queimados do hospital de referência da regiao Norte, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2012.
MÉTODO: Foram analisados prontuários de 647 pacientes atendidos no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (PA), de onde foram extraídas informaçoes como: idade, sexo, procedência, profissao, agente causal, grau, local, presença de trauma e óbito. Tais dados foram submetidos a métodos de análise estatísticos descritivos conforme óbito ou sobrevida.
RESULTADOS: Dos pacientes queimados, 69,1% eram do sexo masculino, 21,2% trabalhadores da construçao civil, sendo a faixa etária mais acometida por queimaduras a de 18 a 30 anos (35,5%). A origem mais comum das queimaduras foi a térmica e a regiao corporal mais atingida foram os membros superiores, seguida dos membros inferiores, cabeça e tórax, sendo 26% a média da SCQ. Constatou-se que 66,2% dos pacientes tinha como procedência a Regiao Metropolitana de Belém e mais da metade deles foi classificada como grande queimado. Cerca de 7,3% dos pacientes foram a óbito, sendo todos eles grandes queimados.
CONCLUSAO: Na amostra analisada, o perfil dos pacientes com queimaduras atendidos no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (PA) foi de homens adultos jovens, trabalhadores da construçao civil e vítimas de queimaduras térmicas principalmente em membros superiores.
Palavras-chave: Epidemiologia. Queimaduras. Unidades de Queimados.