Resumo
OBJETIVO: Compreender as percepçoes da equipe de enfermagem de uma unidade de cuidados de queimados sobre a efetividade dos protocolos de segurança na assistência às vítimas de queimaduras.
MÉTODO: Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista individual, a partir de um roteiro prévio e os depoimentos foram analisados em seu conteúdo, pelo referencial de Bardin.
RESULTADOS: Participaram 21 profissionais: enfermeiros e técnicos de enfermagem. As categorias temáticas foram assim nomeadas: (Des)conhecendo os protocolos de segurança do paciente; Identificando a importância dos protocolos de segurança; e, Vivenciando dificuldades em relaçao aos protocolos. Conhecer ou desconhecer nao impediu discorrer sobre a importância dos protocolos de segurança para a organizaçao do processo de trabalho, minimizaçao de riscos e maior segurança no cuidado. As dificuldades que emergiram vao desde aquelas relacionadas à sobrecarga de trabalho, pelo dimensionamento inadequado de pessoal, até questoes da estrutura física. Dentre as sugestoes, a capacitaçao periódica, percebida como fragilidade, emergiu como necessária e importante para o cuidado seguro e de qualidade.
CONCLUSOES: O desconhecimento ou nao utilizaçao dos protocolos de segurança no atendimento às vítimas de queimaduras graves ocorre, muitas vezes, em funçao da nao estruturaçao do pensamento linear sobre o tema. Educaçao permanente e sensibilizaçao das equipes concorrem para tornar cultural o cuidado, baseado em evidências e protocolos já estabelecidos e, comprovadamente, eficazes.
Palavras-chave: Enfermagem. Gestão da Segurança. Segurança do Paciente. Cuidados de Enfermagem. Unidades de Queimados.