Resumo
OBJETIVO: Avaliar a ideaçao suicida e desesperança em pessoas que tentaram suicídio por queimadura, assistidos por um centro de tratamento especializado em queimaduras do município de Fortaleza-CE.
MÉTODOS: Foram aplicadas duas escalas, a Escala de Desesperança de Beck e a Escala de Ideaçao Suicida de Beck e considerados os relatos e as informaçoes verbalizadas pelo participante, o prontuário e as percepçoes da pesquisadora.
RESULTADOS: Evidenciou-se que os pacientes que tentaram suicídio por queimadura eram, na maioria, do sexo feminino, com média de idade de 33,8 anos, nível educacional de baixo a médio e tiveram leve desesperança e leve ideaçao suicida, portanto, considera-se que a maior parte deles tem baixo risco para tentar o suicídio novamente.
CONCLUSOES: Pode relacionar-se tal resultado às consequências da tentativa de suicídio sem sucesso utilizando um método muito violento, o que, nesses casos, provoca muito sofrimento físico e psicológico. Evidenciou-se a necessidade de acompanhamento multiprofissional imediato e tardio à tentativa de suicídio, bem como o aumento de pesquisas acerca de sua prevençao e de seus fatores de risco.
Palavras-chave: Suicídio. Tentativa de suicídio. Queimaduras. Unidades de queimados. Ideação suicida.