Resumo
OBJETIVO: Avaliar o efeito dos antioxidantes vitamina C e o selênio em pacientes queimados, seus efeitos benéficos, bem como a melhor evoluçao clínica e o prognóstico desses pacientes.
MÉTODOS: O estudo é uma revisao bibliográfica simples nos bancos de dados eletrônicos Pubmed, Bireme, Medline e Scielo,no período de fevereiro de 2013 a abril de 2014. Foram selecionados 23 artigos para compor essa revisao. Como critério de seleçao, foram incluídos os artigos que continham palavras-chave como "queimaduras", "antioxidantes", "vitamina C", "selênio", "suplementaçao de antioxidantes em pacientes queimados", nos idiomas português e inglês e data de publicaçao entre janeiro de 2005 e dezembro de 2012.
RESULTADOS: A vitamina C atua na fase aquosa como um antioxidante sobre as EROs, mas nao é capaz de agir nos compartimentos lipofílicos para inibir a oxidaçao dos lipídios. Entretanto, esta pode captar os radicais de oxigênio, que age para formar peróxidos lipídicos. O selênio é um mineral que faz parte da enzima antioxidante glutamina peroxidase, que atua convertendo compostos tóxicos em atóxicos, resultando na reduçao de radicais livres.
CONCLUSAO: A terapia antioxidante com vitamina C e selênio parece promissora em atenuar os efeitos da produçao descontrolada de radicais livres em pacientes graves, acarretando possível diminuiçao do estresse oxidativo.
Palavras-chave: Queimaduras. Antioxidantes. Terapia Nutricional. Estresse Oxidativo.