Resumo
OBJETIVO: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de saúde acerca da prevenção de infecção de pele em lesões por queimaduras em crianças e adolescentes internados em um centro de tratamento de queimados.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de intervenção quase-experimental com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de agosto de 2022 a janeiro de 2023. Participaram do estudo profissionais de todos os turnos que estavam de plantão no momento da intervenção, previamente agendada. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas individuais, utilizando-se um instrumento composto por questões fechadas. Para a análise dos dados, utilizaram-se números e porcentagens e o teste estatístico McNemar para amostras pareadas, considerando o nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Houve melhora no conhecimento dos profissionais após a intervenção imediata se comparada ao pré-teste com nível de significância, entre eles: conceito de choque séptico (p=0,004), conceito de sepse (p=0,012), critério para a identificação de sepse no paciente queimado (p=0,002) e situações impeditivas de ato cirúrgico precoce (p=0,001). Após três meses da intervenção, notou-se que não houve retenção desse conhecimento pela equipe multiprofissional.
CONCLUSÕES: Salienta-se a importância da educação permanente em saúde para os profissionais. Estas ações, além de melhorar o conhecimento, contribuem para o aprimoramento da qualidade e segurança da assistência à saúde com ações pautadas na prevenção de infecção de pele em queimadura.
Palavras-chave: Unidades de Queimados. Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Assistência Integral à Saúde. Pessoal de Saúde.