Resumo
OBJETIVO: O objetivo do estudo foi analisar a produçao científica nacional referente ao enfoque às mulheres queimadas, identificando a atuaçao profissional, abordagens, linha de cuidado e desfechos que possam contribuir para a melhoria da saúde desta populaçao.
MÉTODO: Foram consultadas as fontes de informaçoes SciELO e LILACS e incluídos artigos nacionais publicados nos últimos 10 anos, sendo o objeto de estudo as mulheres queimadas. Foram identificadas 40 publicaçoes. Após a aplicaçao dos critérios de inclusao e exclusao, a amostra final foi composta por 15 artigos.
RESULTADOS: Os resultados mostram que as pesquisas se concentram em identificar o perfil epidemiológico das queimaduras, com pouco enfoque nas técnicas de intervençao, nos processos de reabilitaçao e na compreensao do percurso vivido pelas mulheres queimadas. Houve predomínio de queimaduras do tipo térmico, sendo o álcool o principal agente etiológico. As campanhas educativas sao as melhores estratégias para a prevençao desses eventos e para maior conscientizaçao da populaçao acerca dos riscos advindos da queimadura.
CONCLUSAO: As marcas das queimaduras impactam na imagem corporal e nos aspectos psicoemocionais das mulheres. Evidencia-se, assim, a necessidade de políticas públicas direcionadas à prevençao de queimaduras, bem como a relevância de açoes específicas para as mulheres após a alta, visando o cuidado com as lesoes ou até mesmo sequelas presentes após o tratamento.
Palavras-chave: Queimaduras. Mulheres. Imagem Corporal. Cicatriz.