Resumo
OBJETIVO: Apresentar o perfil dos pacientes hospitalizados na unidade de queimados do Hospital Regional da Asa Norte - DF.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal baseado na análise dos prontuários e do livro de registro da Unidade de Terapia de Queimados. Para a coleta de dados, foi realizado um censo do ano de 2014. Os dados coletados foram armazenados em um banco de dados no programa EpiData versao 3.0 e posteriormente analisados no Statistical Package for Social Science (SPSS) versao 20.0.
RESULTADOS: A amostra foi composta por 219 pacientes, sendo 63% homens, e a média de idade foi de 32,4 (±20,1) anos. Os agentes térmicos foram os que mais causaram queimaduras nesta populaçao (79,0%), sendo as de segundo grau as mais prevalentes (79,4%). As complicaçoes durante a hospitalizaçao foram frequentes (49,8%), com a infecçao como causa mais comum. Dos pacientes hospitalizados, um terço necessitou de hemocomponentes (31,1%), principalmente concentrado de hemácias (23,4%). Em 86,0% dos casos, o desfecho foi alta, mesmo que com sequela.
CONCLUSOES: O perfil dos pacientes hospitalizados no ano de estudo demonstra que majoritariamente os pacientes sao do sexo masculino com queimaduras térmicas, sendo geralmente recuperados até a alta hospitalar, mesmo que parte desses sofram complicaçoes durante o período de hospitalizaçao.
Palavras-chave: Queimaduras. Unidades de Queimados. Epidemiologia.