Resumo
INTRODUÇAO: As queimaduras muitas vezes ocasionam um grande impacto a longo prazo na vida dos que sofreram o trauma, afetando a funcionalidade física e sua condiçao psciológica, decorrente das cicatrizes provocadas pela lesao. A fisioterapia dentro da equipe multidisciplinar colabora na prevençao e na reeducaçao funcional do indivíduo, sempre buscando mimizar as cicatrizes. Por sua importância clínica e de prognóstico ao tratamento, a avaliaçao fisioterapêutica da cicatrizaçao da lesao por queimaduras é um dos assuntos que ainda está a ser esclarecido.
OBJETIVO: Analisar a literatura científica produzida nos últimos 10 anos sobre avaliaçao fisioterapêutica da cicatrizaçao de lesoes por queimaduras.
MÉTODO: Busca de artigos no período compreendido de dez anos, entre 2005 e 2015, nos acervos de refencial bibliográfico científico "PubMed" e "Scholar Google" em língua inglesa.
RESULTADOS: Foram encontrados dez artigos, dentro dos critérios de busca adotados, sendo poucos os dados na literatura que relatam a avaliaçao da cicatrizaçao por fisioterapeutas. Evidencia-se que a abordagem dos estudos dentro do conceito de cicatrizaçao é ampla, passando da fase aguda da lesao às cicatrizes ambulatoriais, sendo diferente a forma de avaliaçao do processo de cicatrizaçao de cada um deles, nao detendo-se somente às escalas de avaliaçao da cicatriz.
CONCLUSOES: Embora exista uma grande variaçao da lesao referente à profundidade e origem das queimaduras, localizaçao, idade do paciente, entre outras condiçoes clínicas, ainda há a necessidade de se encontrar protocolos e ferramentas que apresentem padronizaçao e confiabilidade para uma avaliaçao da cicatrizaçao reproduzível e com acurácia.
Palavras-chave: Queimaduras. Cicatrização. Fisioterapia.