Resumo
OBJETIVO: Relatar a experiência de uma enfermeira instrutora com a utilização de um jogo educacional para crianças do ensino fundamental, visando aprimorar o conhecimento sobre a prevenção e primeiros socorros de queimaduras.
MÉTODO: O estudo foi realizado em uma escola particular na cidade de São Paulo, envolvendo 62 estudantes com idades entre 5 e 11 anos. A estratégia educacional incluiu, inicialmente, uma aula expositiva sobre prevenção e primeiros socorros de queimaduras, seguida pela aplicação de um jogo da memória que abordava esses tópicos.
RESULTADOS: Durante as atividades, as crianças tiveram a oportunidade de fazer questionamentos, refletir sobre experiências anteriores e esclarecer dúvidas. A metodologia educacional permitiu que elas aprendessem de forma divertida e lúdica, evidenciando-se um ganho de conhecimento sobre temas que, até então, eram desconhecidos.
CONCLUSÕES: Após a implementação da metodologia educacional, constatou-se sua viabilidade como método educacional sobre o tema. A experiência foi considerada eficaz, com interesse e envolvimento das crianças.
Palavras-chave: Queimaduras. Gamificação. Tecnologia Educacional. Criança. Prevenção de Acidentes.