Resumo
INTRODUÇAO: Queimaduras sao feridas traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Há na literatura diversos estudos que discorrem sobre técnicas que amenizem as sequelas deixadas pelas queimaduras. Dentro dos tratamentos disponíveis, o microagulhamento tem se apresentado como estratégia de importantes resultados. O princípio do microagulhamento é proporcionar um estímulo na produçao de colágeno, melhorar a qualidade da cicatriz e construçao do tecido cicatricial ao nível da pele normal, preservando a epiderme e modulando os níveis de fatores de crescimento de transformaçao ß1 e 2, que sao considerados pró-inflamatórios, e aumentando os níveis de TGFß 3, reorganizando as fibras colágenas e normalizando o aspecto do tecido, sugerindo uma melhora em cicatrizes fibróticas.
OBJETIVO: Identificar, na literatura, a açao do microagulhamento no tratamento de cicatrizes de pacientes que sofreram queimaduras. Método: O método adotado para a pesquisa foi a revisao do tipo descritiva, com estratégia de busca elaborada, utilizando artigos indexados nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMed e Medline no período de 2008 a 2016.
RESULTADOS: Foram encontrados sete estudos, sendo selecionados quatro que preencheram os critérios de inclusao. Dentre os selecionados, dois sao estudos de caso, uma revisao bibliográfica sobre a técnica, porém nao relacionada especificamente a cicatrizes por queimaduras, e um ensaio clínico randomizado.
CONCLUSAO: O microagulhamento se mostra como um promissor tratamento nas cicatrizes de queimadura, promovendo melhora do aspecto estético. Ainda há carência de estudos sobre a temática, especialmente os ensaios clínicos randomizados. Recomenda-se que mais estudos nesse padrao sejam realizados.
Palavras-chave: Colágeno. Queimaduras. Cicatriz. Pele. Fator de Crescimento Transformador beta.