Resumo
OBJETIVO: Avaliar os resultados obtidos com a utilizaçao do curativo de pressao negativa (CPN) associado à matriz de regeneraçao dérmica (MRD) para cobertura cutânea em pacientes pediátricos.
MÉTODO: Trata-se de um estudo retrospectivo de delineamento transversal que avaliou os prontuários de todas as crianças submetidas à aplicaçao de MRD associada com CPN, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2013, totalizando 59 pacientes.
RESULTADOS: A maioria dos pacientes é pré-púbere (32,2%) do sexo masculino (62,7%). As principais indicaçoes foram queimadura (25,4%), sequela de queimadura (23,7%) e trauma (20,3%). Observou-se 23,7% de complicaçoes, entre elas hematoma, infecçao, perda total do implante e deslocamento da lâmina de silicone. A porcentagem de pega total da MRD foi de 83,1%, com média de tempo de maturaçao de 14,57 dias. Foram realizadas, em média, 2,35 trocas de curativo e 100% dos casos resultaram em enxerto.
CONCLUSOES: CPN associado à MRD oferece maior taxa de sucesso no tratamento de feridas complexas, promove aumento da pega da MRD, reduz o tempo de maturaçao da MRD, diminui o número de troca de curativos e oferece um retorno mais rápido às atividades diárias.
Palavras-chave: Queimaduras. Transplante de Pele. Pele Artificial. Tratamento de Ferimentos com Pressão Negativa. Criança.