Resumo
OBJETIVO: Relatar a evoluçao da cicatrizaçao de um paciente com queimaduras de segundo grau submetido a tratamento com o ácido hialurônico (AH) a 0,2% e película de biocelulose.
RELATO DO CASO: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo estudo de caso, realizado em uma clínica especializada em curativos na cidade de Campina Grande, PB, nos meses de fevereiro e março de 2017. O estudo teve como amostra um paciente com 56 anos, sexo masculino, admitido com queimaduras de segundo grau na face, no antebraço e quirodáctilos direito, conduzido com limpeza da regiao lesional e perilesional, seguida de aplicaçao de creme contendo AH 0,2%, que estimula a regeneraçao cutânea e favorece a angiogênese, associado a membrana de biocelulose.
RESULTADOS: Após 18 dias de tratamento, a lesao da face apresentou formaçao de tecido de epitelizaçao em toda sua extensao. Já as queimaduras do antebraço e dos quirodáctilos nao apresentaram evoluçao favorável com a utilizaçao exclusiva do AH e, por isso, foi aplicada a película de biocelulose.
CONCLUSAO: O tratamento delineado foi exitoso, visto que foi alcançada recuperaçao das áreas lesadas, contribuindo para a qualidade de vida do paciente, principalmente pela ausência de cicatrizes na regiao da face.
Palavras-chave: Queimaduras. Cuidados de Enfermagem. Ácido Hialurônico. Curativos Oclusivos. Cicatrização.