Resumo
OBJETIVO: Caracterizar a unidade e os pacientes atendidos em uma Unidade de Queimados, entre janeiro de 2006 e dezembro de 2013.
MÉTODO: Realizou-se estudo epidemiológico descritivo, observacional, retrospectivo com abordagem quantitativa dos pacientes e da Unidade de Queimados, a partir de dados do serviço de estatística do hospital.
RESULTADOS: Em geral, o perfil dos pacientes atendidos nos últimos oito anos é de adultos em idade laboral e crianças menores de 10 anos, sexo masculino, vítimas de acidentes com líquidos inflamáveis ou aquecidos, apresentando queimaduras de 2° grau em cerca de 10 a 19% do corpo, sobretudo no tronco. O maior número de admissoes (81) ocorreu em 2010, sendo que a maior taxa de ocupaçao (67,2%) da unidade se deu em 2007 e a menor (33,14%) em 2008, mesmo ano no qual foi observada a maior taxa de mortalidade (7,2%). Em contrapartida, a menor taxa de mortalidade foi observada em 2006 (1,6%). Cerca de 40% das internaçoes tiveram duraçao inferior a dez dias. Dos 517 procedimentos cirúrgicos realizados dentro da unidade, 20% foram enxertos dérmico-epidérmicos.
CONCLUSAO: Houve pouca mudança no perfil epidemiológico dos atendimentos realizados nesta unidade em comparaçao com a década anterior. Entretanto, adequaçoes físicas e metodológicas devem incluir estratégias focadas na criança e na perspectiva laboral de adultos.
Palavras-chave: Queimaduras. Epidemiologia Descritiva. Unidades de Queimados.