Resumo
OBJETIVO: Conhecer o perfil socioeconômico das vítimas de queimaduras por choque elétrico no estado do Ceará; caracterizar tais queimaduras e conhecer o principal meio de informaçao sobre esse assunto.
MÉTODO: Foram aplicados questionários semiestruturados no Instituto José Frota (IJF) e no Instituto de Apoio aos Queimados (IAQ), ambos localizados em Fortaleza/CE, entre novembro de 2013 e maio de 2014. O questionário abordava os aspectos socioeconômicos, as características das queimaduras e as fontes de informaçao sobre tal tema.
RESULTADOS: Vinte e cinco pessoas foram entrevistadas (22 do IJF e três do IAQ); dessas, 23 eram do sexo masculino e 52% recebiam de 1 a 2 salários mínimos; 72% tinham como escolaridade o Ensino Fundamental (completo ou incompleto); 56% dos pesquisados tinham emprego diretamente relacionado à energia elétrica; 64% das queimaduras foram ocasionadas por acidentes de trabalhos relacionados à eletricidade. A parte do corpo mais acometida foram os membros superiores (72% dos entrevistados); 40% já haviam recebido algum tipo de informaçao sobre prevençao de queimaduras, tendo como principal fonte as palestras educativas (28%).
CONCLUSOES: A difusao de informaçoes preventivas e o devido uso de equipamentos de proteçao em profissionais da área de eletricidade sao os principais meios de prevençao. Assim, é preciso que campanhas informativas sejam realizadas com maior frequência e que as empresas deem maior importância à distribuiçao de Equipamentos de Proteçao Individual.
Palavras-chave: Queimaduras. Queimaduras por Corrente Elétrica. Fatores Socioeconômicos.