Resumo
OBJETIVO: Conhecer, a partir da perspectiva do paciente, o apoio social e fatores que interferem na qualidade de vida durante a recuperaçao após queimadura.
MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório. Participaram pacientes adultos internados em um Centro de Referência em Assistência a Queimados, de janeiro a dezembro de 2011. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2012 por meio da realizaçao de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: 1) A presença do apoio social e sua importância na recuperaçao; 2) Mudanças, necessidade de cuidados e suas implicaçoes na qualidade de vida dos sujeitos após a queimadura.
RESULTADOS: O apoio social ofertado pela rede de relaçoes dos pacientes e pela equipe de saúde contribui com a recuperaçao e sua ausência dificultou a vivência deste período. A qualidade de vida, após o trauma, é afetada pela percepçao de mudanças e a perda de autonomia.
CONCLUSAO: A fase de recuperaçao pós-queimadura é marcada pela dificuldade de adaptaçao às mudanças, evidenciando a importância do apoio social para minimizar o sofrimento e otimizar a recuperaçao.
Palavras-chave: Apoio Social. Qualidade de Vida. Queimaduras. Enfermagem.