Resumo
OBJETIVO: Mostrar as ações para evitar queimaduras em crianças nos diferentes lugares onde elas são desenvolvidas.
MÉTODO: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura sobre a prevenção de queimaduras em crianças. As buscas ocorreram no período de 1 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2019. O levantamento bibliográfico deu-se por fontes de evidência primária e secundária, tais como os bancos de dados científicos SciELO, LILACS e PubMed. Foram adotadas seis etapas para o desenvolvimento da revisão: seleção dos bancos de dados científicos, seleção da amostragem (critérios de inclusão e exclusão), coleta de dados, análise crítica dos resultados, discussão dos resultados e apresentação da revisão narrativa.
RESULTADOS: A prevenção deve acontecer em casa (as crianças nunca devem ficar na cozinha, devem ficar longe de lugares onde se vai cozinhar, e de líquidos inflamáveis, produtos químicos, isqueiros), na vias públicas (não expor as crianças por muito tempo ao Sol, principalmente em praias, piscinas, rios ou outros lugares de recreação) e na escola (verificar mochilas, pastas ou sacos de crianças, não levar fósforos ou outros meios de atear fogo, deve haver nas escolas saídas de emergência e alarmes para qualquer fogo e colocação em lugares visíveis e acessíveis de informações de combate a incêndio).
CONCLUSÕES: A população deve ser orientada a evitar fatores de risco de queimaduras em crianças, levando em conta os diferentes ambientes em que estas ocorrem.
Palavras-chave: Queimaduras. Criança. Prevenção de Acidentes. Fatores de Risco.