Resumo
OBJETIVO: Apresentar uma revisao de literatura sobre o desenvolvimento de úlcera de Marjolin em cicatriz de queimadura.
MÉTODO: O método adotado para o estudo é o descritivo do tipo revisao de literatura. Foram pesquisados artigos das seguintes bases de dados: PubMed, SciELO e Science Direct, totalizando 38 estudos revisados. Dentre esses, 13 foram publicados em revista de Dermatologia, seis na área de Cirurgia Plástica, 10 em Cirurgia Geral, seis em revistas específicas de Queimaduras, três em Oncologia.
RESULTADOS: Ulcera de Marjolin é uma neoplasia maligna cutânea rara e, muitas vezes, agressiva, que surge na pele previamente traumatizada ou cronicamente inflamada, especialmente depois de queimaduras. Tem incidência de 1% a 2% em todas as cicatrizes de queimaduras, mas também pode se desenvolver a partir de tecido previamente traumatizado e cicatrizes de outras etiologias, como feridas pós-traumáticas, úlceras de pressao, fístulas crônica e trombose de veia femoral. A apresentaçao histológica mais comumente encontrada é o carcinoma espinocelular, seguido do carcinoma basocelular, melanoma maligno e sarcoma.
CONCLUSAO: Por se tratar de um tumor de alta agressividade, o diagnóstico da úlcera de Marjolin deve ser realizado precocemente. A principal forma de tratamento consiste em incisao cirúrgica com ampliaçao de margem.
Palavras-chave: Queimaduras. úlcera. Cicatriz.