Resumo
INTRODUÇAO: As queimaduras representam uma grande questao no plano médico social, pelo grande número de acidentes, como também econômico, já que o custo de um paciente numa unidade de tratamento de queimado pode ultrapassar R$1.500,00 por dia. Outro fato que deve ser ressaltado é a ocorrência de 2500 óbitos por ano, no Brasil, decorrentes de queimadura. O objetivo do estudo é fazer uma análise do período de internaçao até o óbito com a superfície corporal queimada (SCQ), tentando estimar o tempo de internaçao de acordo com a extensao da lesao.
MÉTODO: Estudo retrospectivo, realizado no Centro e Tratamento de Queimados do Hospital de Força Aérea do Galeao, onde foi feito o levantamento de dados de pacientes com queimadura de origem térmica e que estiveram internados por pelo menos um dia no serviço, nos últimos 15 anos. Os pacientes foram divididos em quatro grupos de acordo com o percentual de superfície corporal queimada.
RESULTADOS: Foram internados 197 pacientes queimados no período. A média de extensao da lesao foi de 21,32% da área corporal. O tempo médio de internaçao foi de 24 dias no centro de tratamento de queimados.
CONCLUSAO: Conforme o aumento do percentual de área queimada, a gravidade dos pacientes também se elevou, com maior percentual de óbito por grupo e maior tempo de internaçao.
Palavras-chave: Queimaduras. Tempo de Internação. Mortalidade.