Resumo
OBJETIVO: Avaliar a aplicabilidade dos rastreadores para identificaçao de eventos adversos a medicamentos em pacientes internados por queimaduras.
MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, baseado na revisao dos prontuários de pacientes hospitalizados na Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, DF A aplicabilidade dos rastreadores foi verificada por meio da análise dos registros da evoluçao clínica dos pacientes.
RESULTADOS: Foram analisados 219 pacientes, dos quais 11 (5,0%) apresentaram eventos adversos registrados em prontuário. Em 57,1% (n=125) dos prontuários revisados foram encontrados rastreadores de eventos adversos a medicamentos, sendo os mais eficientes: antieméticos, anti-histamínicos, naloxona, elevaçao de creatinina sérica, contagem de plaquetas <50.000, sedaçao excessiva, rash cutâneo, transferência para nível de cuidado de maior complexidade e interrupçao abrupta do tratamento. Contudo, verificou-se que alguns rastreadores se confundem com a evoluçao do tratamento ou com os procedimentos realizados, como é o caso do prurido e da glicose <50mg/dL. Houve associaçao entre o registro de eventos adversos com número de medicamentos utilizados maior que 13 (p=0,003).
CONCLUSAO: Observou-se que busca ativa de eventos adversos com uso de rastreadores ajudou na detecçao de eventos dessa natureza, o que poderia melhorar o cuidado em saúde dos pacientes queimados. Contudo, os resultados apontaram a necessidade de validaçao de rastreadores específicos da terapêutica das queimaduras.
Palavras-chave: Efeitos colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos. Segurança do Paciente. Queimaduras. Medicamentos Genéricos.