Resumo
INTRODUÇAO: A popularizaçao da eletricidade, na era moderna, levou ao aparecimento de um novo agente etiológico de queimadura, com suas particularidades, fisiopatologia e tratamento específico. O trauma elétrico causado por alta voltagem envolve uma extensa gama de injúrias que pode variar desde lesoes localizadas superficiais até extensas lesoes de partes moles, neuromusculares e vasculares, sendo comum a amputaçao em membros.
OBJETIVO: Discorrer sobre várias abordagens cirúrgicas e suas complicaçoes no tratamento de lesao complexa causada por trauma elétrico em membro superior direito num paciente vítima de queimadura por alta voltagem.
RELATO DE CASO: Relatamos um caso de queimadura elétrica por alta voltagem com extensa necrose tecidual em punho direito, submetida em primeiro momento a cobertura com matriz dérmica associada a curativo a vácuo (sem sucesso por desenvolvimento de infecçao local) e nova tentativa posterior de cobertura com retalho muscular de reto abdominal e enxertia de pele subsequente. A evoluçao foi favorável e o paciente se manteve com o membro funcionante.
DISCUSSAO: A sutura é uma excelente opçao, devido a sua factibilidade, baixo custo e os bons resultados obtidos. O retalho do reto abdominal apresenta extensao suficiente para cobertura circular do 1/3 distal do braço e durante a autonomizaçao fica coto suficiente para ser fixado à altura da arcada de Douglas, prevenindo-se a formaçao de abaulamentos do 1/3 inferior do abdome.
CONCLUSAO: A abordagem cirúrgica de lesoes por queimadura elétrica em alta voltagem se traduz em grandes desafios para a equipe de cirurgia plástica, sendo a cobertura com retalho muscular uma tentativa bem sucedida de preservaçao do membro acometido evitando a amputaçao.
Palavras-chave: . Queimaduras por Corrente Elétrica. Membro superior. Retalhos Cirúrgicos.