Resumo
OBJETIVO: Caracterizar os atendimentos por queimaduras, em um Pronto-Socorro do Sul do Brasil.
MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo. A amostra foi constituída por 335 fichas de atendimentos realizados no período entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011. Variáveis sociodemográficas, características das queimaduras e condutas adotadas pelos profissionais foram analisadas por meio da estatística descritiva.
RESULTADOS: Houve predomínio de pacientes do sexo masculino (n=191) e adultos jovens (15-45 anos; n=181). Os líquidos superaquecidos foram os principais agentes causadores de lesoes térmicas (n=91). A realizaçao de curativos, aliada à prescriçao de medicamentos (n=187), foi a conduta profissional mais prevalente. Constatou-se que a maioria das fichas nao apresentava registros sobre encaminhamentos (n=291), profundidade (n=238) e extensao das queimaduras (n=335), regioes do corpo atingidas (n=211) e ambiente de ocorrência (n=381).
CONCLUSOES: A precariedade dos registros é um achado que deve ser valorizado pelos profissionais dos serviços no atendimento a pacientes com queimaduras.
Palavras-chave: Queimaduras. Serviços Médicos de Emergência. Registros Médicos.